CRIANDO UM AMBIENTE HARMONIOSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS E PRÁTICAS LABORATORIAIS
OBJETIVO: Revitalização do laboratório escolar através de reciclagem de matérias descartados e disponibilização de verba da escola para pintura e aquisição de novas bancadas e armários, a fim de, unir as diferentes áreas do conhecimento, bem como, promover a interdisciplinaridade.
DESENVOLVIMENTO: A meta inicial foi reorganizar o espaço físico já existente na escola para as atividades práticas e lúdicas a serem desenvolvidas a partir da sua revitalização. O laboratório de Ciências é um dos ambientes da escola que o professor pode utilizar e promover um ensino de Ciências e Biologia voltado a realidade e ao interessante dos alunos.
A escola possuía uma sala destinada ao laboratório com vidrarias em ótimo estado de conservação. Porém, pela não utilização do mesmo, o local acabou tornando-se um almoxarifado, onde se depositava materiais que não eram mais usados pelos professores. Um dos objetivos proposto pelo PIBID foi então, a revitalização desse espaço para possibilitar aos professores a realização de aulas de experimentação e aulas práticas de Ciências e Biologia.
Assim, em 2014, no primeiro ano do projeto iniciamos a reorganização do laboratório para deixarmos em estado funcional, tornando o espaço agradável. Foram organizados os equipamentos e as vidrarias, assim como, efetuada a limpeza do mesmo e readequação dos móveis e mesas, porém ainda não estava dentro das normas de um laboratório, como pode se observar nas imagens a seguir.
Já em 2015, a escola destinou recursos financeiros para pintura do laboratório, aquisição de bancadas e armários, o que modificou a estrutura do mesmo, ficando personalizado e com aspecto de laboratório, mudando da cor marrom das paredes para a cor branca , como podemos observar nas imagens abaixo. Esse fator deu uma nova ênfase e tornou mais prazeroso o trabalho no ambiente.
CONCLUSÃO: As experiências realizadas no decorrer do ano letivo, após a revitalização do ambiente de estudo demonstram que os alunos tornam-se mais cooperativos e atenciosos com as questões relacionadas à disciplina em questão, prestam mais atenção e dedicam-se mais. Isso acontece devido ao fato de tornarem-se parte integrante da atividade, ou seja, são os construtores de sua aprendizagem. Envolver o aluno na participação da mediação de conhecimentos é uma boa iniciativa para obter ganhos nas práticas de ensino. Ressaltamos que o PIBID vem monitorando e auxiliando os professores na utilização do laboratório de ciências, dando continuidade as atividades propostas como finalidade para a revitalização do laboratório, ou seja, aulas voltadas para experiências que aproximem o aluno da educação científica e das atividades lúdicas. Projetos como esse contribuem para mediar um vínculo entre o ensino básico de escolas públicas com redes privadas de ensino superior, o que gera ganho para ambas as partes, tornando-se cada vez mais notável a necessidade desta integração.
O trabalho do laboratório foi apresentado no VII ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA - na UNESC - CRICIUMA/SC, com o título "A REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO ESCOLAR E SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA", apresentado através dos seguintes slides:
O trabalho do laboratório foi apresentado no VII ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA - na UNESC - CRICIUMA/SC, com o título "A REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO ESCOLAR E SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA", apresentado através dos seguintes slides:
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