APRESENTAÇÃO DE EXPERIMENTOS QUÍMICOS PELOS ALUNOS
OBJETIVO: Apresentação de experimentos químicos pelos
alunos, com a finalidade de torná-los aptos para o manuseio dos matérias de uso
laboratorial, bem como, fixar o conhecimento adquirido em sala de aula.
DESENVOLVIMENTO: Os experimentos químicos realizados pelos alunos e com monitoria dos bolsistas tem como andamento, a pesquisa de algum experimento químico que tenha afinidade com as aulas ministradas em sala, bem como ser de interesse pessoal e do grupo, pois isto torna o conhecimento significativo, a fim de, aproximar o aluno com a aula. Assim que realizada a pesquisa e aprovada, estas foram realizadas pelos alunos em laboratório com o auxilio dos bolsistas.
1º GRUPO: EXPLOSÃO DE CORES NO LEITE
Materiais:
- Prato fundo;
- Meio copo de leite;
- Corantes (até 4 cores);
- Detergente.
Procedimento:
Em primeiro lugar despejou-se o leite no prato fundo e em seguida pingou-se os corantes na superfície do leite, percebendo que ele não se misturou, cada corante formou uma mancha separada da outra. Com um pouco de detergente dentro das manchas, elas parecem explodir. Isso que aconteceu é um exemplo de como a tensão superficial age no líquido e como ela pode ser rompida pelo detergente.
2º GRUPO: VULCÃO EM ERUPÇÃO
Materiais:
- Bandeja para suporte
- Argila;
- Material de decoração;
- Copinho plástico;
- Colher;
- Corante vermelho;
- Tinta marrom e verde;
- Detergente;
- Vinagre;
- Bicarbonato de Sódio.
Procedimento:
Em primeiro lugar foi montado o vulcão em cima de uma placa de isopor, o suporte foi feito com argila e um copo plástico na abertura. Feito isto foi pintado o vulcão de marrom e a placa de isopor de verde. O experimento consiste em misturar o detergente com vinagre e o corante no interior do copo e em seguida aplicar o bicarbonato, a fim de que borbulhe e transborde a "lava". O resultado é visual e contudo foi efetuado a explicação do procedimento químico realizado.
CONCLUSÃO: Os trabalhos realizados foram de estrema valia, pois foi possível perceber que não haviam sido realizados nenhum tipo de experimentos químicos com os alunos do nono ano. Isto contribuiu para que os mesmos entendessem mais a matéria proposta em sala, bem como, entender mecanismos simples da vida, que realizamos constantemente no nosso dia-a-dia. A oficina trouxe aos alunos resultados gratificantes, uma vez que vários alunos se identificaram com os procedimentos e com isso aproximando os demais ao assunto proposto.
1º GRUPO: EXPLOSÃO DE CORES NO LEITE
Materiais:
- Prato fundo;
- Meio copo de leite;
- Corantes (até 4 cores);
- Detergente.
Procedimento:
Em primeiro lugar despejou-se o leite no prato fundo e em seguida pingou-se os corantes na superfície do leite, percebendo que ele não se misturou, cada corante formou uma mancha separada da outra. Com um pouco de detergente dentro das manchas, elas parecem explodir. Isso que aconteceu é um exemplo de como a tensão superficial age no líquido e como ela pode ser rompida pelo detergente.
2º GRUPO: VULCÃO EM ERUPÇÃO
Materiais:
- Bandeja para suporte
- Argila;
- Material de decoração;
- Copinho plástico;
- Colher;
- Corante vermelho;
- Tinta marrom e verde;
- Detergente;
- Vinagre;
- Bicarbonato de Sódio.
Procedimento:
Em primeiro lugar foi montado o vulcão em cima de uma placa de isopor, o suporte foi feito com argila e um copo plástico na abertura. Feito isto foi pintado o vulcão de marrom e a placa de isopor de verde. O experimento consiste em misturar o detergente com vinagre e o corante no interior do copo e em seguida aplicar o bicarbonato, a fim de que borbulhe e transborde a "lava". O resultado é visual e contudo foi efetuado a explicação do procedimento químico realizado.
CONCLUSÃO: Os trabalhos realizados foram de estrema valia, pois foi possível perceber que não haviam sido realizados nenhum tipo de experimentos químicos com os alunos do nono ano. Isto contribuiu para que os mesmos entendessem mais a matéria proposta em sala, bem como, entender mecanismos simples da vida, que realizamos constantemente no nosso dia-a-dia. A oficina trouxe aos alunos resultados gratificantes, uma vez que vários alunos se identificaram com os procedimentos e com isso aproximando os demais ao assunto proposto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário