APRESENTAÇÃO DO EXPERIMENTO "LÂMPADA DE LAVA"
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos uma interação entre teoria e prática na disciplina de química através do experimento “Lâmpada de Lava”, a fim de, instruí-los a manipulação de materiais laboratoriais.
DESENVOLVIMENTO: A oficina de química conta com a apresentação de vários experimentos realizados pelos acadêmicos. Uma vez que como introdução da mesma, foi realizado o experimento "Lâmpada de Lava", afim de, chamar a atenção dos alunos, mostrando que coisas simples podem ter resultados surpreendentes. Pois de acordo com o funcionamento da respectiva prática, temos como procedimento a seguinte situação:
1º Materiais:
- Óleo;
- Água;
- Corante;
- Comprimidos efervescentes;
- Béquer;
- Balão volumétrico;
- Erlenmeyer;
- Pipetador;
- Palito;
- Tampa para o balão;
- Proveta.
2º Métodos:
Primeiramente coloca se o óleo dentro do balão volumétrico (o dobro da água em quantidade), e logo em seguida despeja-se a água (a metade do óleo em quantidade), formando uma mistura heterogênea, com a visualização da água em menor quantidade que o óleo. Em seguida pinga-se o corante de sua preferência, percebendo que o mesmo só ira se dissolver na água. Logo que formado a coloração, despeja-se no líquido um comprimido efervescente, visualizando que somente irá reagir na água e que suas bolhas irão ultrapassar pelo óleo formando um aspecto de lavas.
CONCLUSÃO: Através dessa atividade foi possível perceber que os alunos não realizavam nenhum tipo de experimentos na escola, inclusive nas aulas de química. Essa atividade como introdução a oficina contribuiu para que os mesmos prestassem mais atenção nas aulas do PIBID (experimentos) e consequentemente, mais atentos as aulas teóricas de química. Proporcionando o melhor aprendizado através da formação do conhecimento significativo.
1º Materiais:
- Óleo;
- Água;
- Corante;
- Comprimidos efervescentes;
- Béquer;
- Balão volumétrico;
- Erlenmeyer;
- Pipetador;
- Palito;
- Tampa para o balão;
- Proveta.
2º Métodos:
Primeiramente coloca se o óleo dentro do balão volumétrico (o dobro da água em quantidade), e logo em seguida despeja-se a água (a metade do óleo em quantidade), formando uma mistura heterogênea, com a visualização da água em menor quantidade que o óleo. Em seguida pinga-se o corante de sua preferência, percebendo que o mesmo só ira se dissolver na água. Logo que formado a coloração, despeja-se no líquido um comprimido efervescente, visualizando que somente irá reagir na água e que suas bolhas irão ultrapassar pelo óleo formando um aspecto de lavas.
CONCLUSÃO: Através dessa atividade foi possível perceber que os alunos não realizavam nenhum tipo de experimentos na escola, inclusive nas aulas de química. Essa atividade como introdução a oficina contribuiu para que os mesmos prestassem mais atenção nas aulas do PIBID (experimentos) e consequentemente, mais atentos as aulas teóricas de química. Proporcionando o melhor aprendizado através da formação do conhecimento significativo.
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