Atividade 1 – Muitos jeitos de
ser Homem e de ser Mulher
OBJETIVO: Essa aula proporciona
aos alunos uma visão mais ampla das personalidades femininas e masculinas, fazendo-os
entender que ambos os gêneros podem ser muito semelhantes na forma de agir ou
pensar.
METODOLOGIA
UTILIZADA:
Conforme Arruda e Coreia (2012).
PROCEDIMENTO: Dinâmica que
consiste em descrever as características do que é ser homem e do que é ser
mulher. Os alunos deveriam pensar em respostas rápidas para descrever “homem” e
“mulher”. Alguns exemplos do que surgiu: ser homem é ser agressivo, ter barba e
gostar de futebol; ser mulher é ser delicada, ter cabelos compridos e fazer
fofoca.
Após debatermos sobre os resultados do
levantamento, os títulos foram trocados de lugar (onde era o “ser homem”
agora será o “ser mulher, e vice e versa”). Feita
essa inversão, refletimos a respeito dessa troca de identidades, levando os
alunos a compreender que, apesar de homens e mulheres terem diferenças físicas,
podem fazer e gostar das mesmas coisas. O que muda é apenas o jeito que lhes
foi ensinado na infância. Por que um homem não pode gostar de fazer fofocas
também? Ou, por que a mulher não pode gostar de futebol também?
Nenhum comentário:
Postar um comentário