ATIVIDADE IV –
Mendel e as Ervilhas (Bingo das Ervilhas
)
Objetivo: O Bingo das Ervilhas tem um papel importante no que se refere a uma
aula expositiva prática que facilita a memorização do aluno, bem como o
raciocínio rápido que os mesmos farão dos cruzamentos. O jogo possui duas
funções: o lúdico, quando propicia a diversão e o prazer, e o educacional
servindo para complementar o conhecimento do indivíduo.
Instruções: Realizar uma explicação sobre as leis de Mendel, e posteriormente
distribuir individualmente as cartelas do jogo do bingo. Essa atividade tem a
vantagem em ser jogo simples para ser confeccionado e de baixo custo. Sugere-se
produzir o jogo para elucidar conteúdos de genética básica como a 1º Lei
de Mendel e a 2º Lei de Mendel, sendo jogado um jogo de cada vez.
Fonte Disponível em: http://geneticanaescola.com.br/wp-home/wp-content/uploads/2012/10/Genetica-na-Escola-51-Artigo-02.pdf
Acesso em: 28 de Julho de 2014.
Como jogar o Bingo de Mendel:
O
professor deverá recortar os Genótipos e colocá-los dentro de um saco ou
envelope, para que os mesmos sejam retirados e anunciados. Cada jogador deverá
receber uma cartela. O professor retira a ficha contendo o Genótipo respectivo
ao bingo que ele for aplicar (o da Primeira Lei, por exemplo: RV). Caberá ao
jogador fazer o cruzamento e marcar na sua cartela aqueles fenótipos com as
figuras coloridas. O Primeiro jogador que preencher a cartela pronuncia
“Mendel”; o professor neste instante deverá interromper o bingo para fazer a
conferência e anunciar se de fato o jogador ganhou o jogo de bingo. Caso o
jogador não tenha ganhado, o professor dará sequência ao jogo e poderá pedir ao
jogador que blefou fique uma jogada sem jogar.
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