segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Oficina Genética

ATIVIDADE IV – Mendel e as Ervilhas  (Bingo das Ervilhas ) 


Objetivo: O Bingo das Ervilhas tem um papel importante no que se refere a uma aula expositiva prática que facilita a memorização do aluno, bem como o raciocínio rápido que os mesmos farão dos cruzamentos. O jogo possui duas funções: o lúdico, quando propicia a diversão e o prazer, e o educacional servindo para complementar o conhecimento do indivíduo.


Instruções: Realizar uma explicação sobre as leis de Mendel, e posteriormente distribuir individualmente as cartelas do jogo do bingo. Essa atividade tem a vantagem em ser jogo simples para ser confeccionado e de baixo custo. Sugere-se produzir o jogo para elucidar conteúdos de genética básica como a Lei de Mendel e a Lei de Mendel, sendo jogado um jogo de cada vez.


Como jogar o Bingo de Mendel:

O professor deverá recortar os Genótipos e colocá-los dentro de um saco ou envelope, para que os mesmos sejam retirados e anunciados. Cada jogador deverá receber uma cartela. O professor retira a ficha contendo o Genótipo respectivo ao bingo que ele for aplicar (o da Primeira Lei, por exemplo: RV). Caberá ao jogador fazer o cruzamento e marcar na sua cartela aqueles fenótipos com as figuras coloridas. O Primeiro jogador que preencher a cartela pronuncia “Mendel”; o professor neste instante deverá interromper o bingo para fazer a conferência e anunciar se de fato o jogador ganhou o jogo de bingo. Caso o jogador não tenha ganhado, o professor dará sequência ao jogo e poderá pedir ao jogador que blefou fique uma jogada sem jogar.


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