segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Oficina Genética

ATIVIDADE 2Construção de um DNA 3D

Objetivo:  Materiais didáticos proporcionam ao estudante uma visão mais clara do conteúdo e podem desenvolver diferentes capacidades que contribuem com a aprendizagem, ampliando a rede de significados construtivos tanto para as crianças, como para os jovens (MALUF, 2006).
Etapas do Procedimento:

1ª ETAPA: Dividir a turma em grupos. Cada grupo receberá um questionário para responder, e após responder, será corrigido. O questionário tem por objetivo dar uma introdução sobre DNA, a fim de dar continuidade na oficina.

Sugestão de questionário:
1. Onde o DNA se encontra na célula?
2. Qual o ácido do DNA?
3. Como é sua estrutura a olho nu?
4. E como é sua estrutura microscópica?
5. Quais as bases nitrogenadas do DNA?
6. Quais bases se ligam com quais?
7. Qual a função do DNA?
8. Para retirar o DNA de dentro da célula, utilizamos alguns ingredientes e fizemos alguns procedimentos. Que ingredientes e procedimentos eram esses?
9. Qual era a função de cada um dos ingredientes e procedimentos?

2ª ETAPA: Distribuir o material aos grupos para confeccionarem um DNA 3D. A confecção desse material didático contribui no entendimento da formação do DNA, como a sequencia de ligamento das bases, e auxilia na compreensão do assunto.
Materiais para confeccionar o DNA 3D: 1 metro de arame fino (dividido ao meio); 20 bolinhas de isopor pequenas; 4 frascos de tinta artesanato ou guache de cores diferentes; Palito de dente ou de churrasquinho; base de isopor para fixar o DNA.
Etapas para a Montagem do DNA 3D:
Passo 1 - Pintar as 20 bolinhas de isopor com tinta de artesanato ou guache, escolhendo uma cor para 10 bolinhas e outra cor para as demais;
Passo 2 - Depois que as bolinhas estiverem secas, dividir o arame de um metro pela metade e colocar nove bolinhas de isopor em uma metade e nove bolinhas na outra metade, cuidando para que as cores se intercalem. Nisso, o arame deve ser retorcido na forma de um DNA (em espiral);
Passo 3 - Unir as bolinhas umas nas outras utilizando palitos de dente ou de churrasquinho;
Passo 4 - Pintar metade dos palitos de cada cor, utilizando-se de uma cor para cada base nitrogenada (Adenina, Timina, Citosina e Guanina);
Passo 5 - Para que o DNA 3D fique em pé, os arames devem ser fixados em uma base de isopor, onde também será colocada a legenda das bases nitrogenadas e o nome dos componentes do grupo.
O DNA 3D também poderá ser utilizado por outras turmas para observarem manualmente como é a estrutura de um DNA e estudarem de um jeito mais prático e dinâmico (figura 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8).
 Figura 1: Alunos confeccionado DNA 3D        Fonte: Santos 2014

 
Figura 2: Alunos confeccionado DNA 3D        Fonte: Santos 2014

  
Figura 3: Alunos confeccionado DNA 3D        Fonte: Santos 2014

Figura 4: Alunos confeccionado DNA 3D        Fonte: Santos 2014

Figura 5: Alunos confeccionado DNA 3D        Fonte: Santos 2014

Figura 6: Alunos confeccionado DNA 3D        Fonte: Santos 2014

Figura 7: Alunos confeccionado DNA 3D        Fonte: Santos 2014

  
 Figura 8: Modelo do DNA 3D de bolinhas de isopor. Fonte: Bonapaz, 2014.


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