ATIVIDADE 2 –Construção de um DNA 3D
Objetivo: Materiais didáticos
proporcionam ao estudante uma visão mais clara do conteúdo e podem desenvolver diferentes capacidades que contribuem com a aprendizagem,
ampliando a rede de significados construtivos tanto para as crianças, como para
os jovens (MALUF, 2006).
Etapas do Procedimento:
1ª ETAPA: Dividir a turma em grupos.
Cada grupo receberá um questionário para responder, e após responder, será
corrigido. O questionário tem por objetivo dar uma introdução sobre DNA, a fim
de dar continuidade na oficina.
Sugestão de questionário:
1. Onde o
DNA se encontra na célula?
2. Qual o
ácido do DNA?
3. Como é
sua estrutura a olho nu?
4. E como é
sua estrutura microscópica?
5. Quais as
bases nitrogenadas do DNA?
6. Quais
bases se ligam com quais?
7. Qual a
função do DNA?
8. Para
retirar o DNA de dentro da célula, utilizamos alguns ingredientes e fizemos
alguns procedimentos. Que ingredientes e procedimentos eram esses?
9. Qual era
a função de cada um dos ingredientes e procedimentos?
2ª
ETAPA: Distribuir o
material aos grupos para confeccionarem um DNA 3D. A confecção desse material
didático contribui no entendimento da formação do DNA, como a sequencia de ligamento
das bases, e auxilia na compreensão do assunto.
Materiais para confeccionar o DNA 3D:
1 metro de arame fino (dividido ao meio); 20 bolinhas de isopor pequenas;
4 frascos de tinta artesanato
ou guache de cores diferentes; Palito de dente ou de churrasquinho; base
de isopor para fixar o DNA.
Etapas para a Montagem do DNA 3D:
Passo 1 - Pintar as 20 bolinhas de isopor com
tinta de artesanato ou guache, escolhendo uma cor para 10 bolinhas e outra cor
para as demais;
Passo
2 - Depois que as
bolinhas estiverem secas, dividir o arame de um metro pela metade e colocar
nove bolinhas de isopor em uma metade e nove bolinhas na outra metade, cuidando
para que as cores se intercalem. Nisso, o arame deve ser retorcido na forma de
um DNA (em espiral);
Passo
3 - Unir as bolinhas
umas nas outras utilizando palitos de dente ou de churrasquinho;
Passo
4 - Pintar metade dos
palitos de cada cor, utilizando-se de uma cor para cada base nitrogenada
(Adenina, Timina, Citosina e Guanina);
Passo
5 - Para que o DNA 3D
fique em pé, os arames devem ser fixados em uma base de isopor, onde também será
colocada a legenda das bases nitrogenadas e o nome dos componentes do grupo.
O DNA 3D também
poderá ser utilizado por outras turmas para observarem manualmente como é a
estrutura de um DNA e estudarem de um jeito mais prático e dinâmico (figura 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8).
Figura 1: Alunos confeccionado DNA 3D Fonte: Santos 2014
Figura 2: Alunos confeccionado DNA 3D Fonte: Santos 2014
Figura 3: Alunos confeccionado DNA 3D Fonte: Santos 2014
Figura 4: Alunos confeccionado DNA 3D Fonte: Santos 2014
Figura 5: Alunos confeccionado DNA 3D Fonte: Santos 2014
Figura 6: Alunos confeccionado DNA 3D Fonte: Santos 2014
Figura 7: Alunos confeccionado DNA 3D Fonte: Santos 2014
Figura 8: Modelo do DNA 3D de bolinhas de
isopor. Fonte: Bonapaz, 2014.
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