segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Oficina Genética

ATIVIDADE III – Construção de um Cariótipo Normal

Objetivo: Essa atividade tem por objetivo aprimorar os conhecimentos dos alunos sobre cariótipo de uma forma lúdica.

Instruções: Realizar uma explicação sobre identificação e organização dos cromossomos de um cariótipo humano normal. Organizar os alunos em duplas ou grupos, entregar as folhas com diversos cromossomos para que as duplas recortem e montem o cariótipo de um humano normal. 

Fonte: Disponível em: http://bgnaescola.files.wordpress.com/2009/12/cariotipos-aberrantes.pdf Acesso em: 28 de Julho de 2014.


Atividade Complementar I - Confecção de um Cariótipo Gigante


Outra opção de atividade para complementar os assuntos sobre cariótipo, é construir com os alunos um cariótipo gigante, que poderá ser utilizado como material didático em outras ocasiões.

 

Objetivo: Nessa atividade, os estudantes podem interagir de forma mais artística com esse assunto, e ao mesmo tempo em que aprendem e fixam o conteúdo trabalhado podem aprimorar e experimentar outras habilidades artísticas e motoras.

 

Instruções: O professor pode optar por construir dois cariótipos normais com a turma, um feminino e um masculino, ou até mesmo um cariótipo afetado por alguma síndrome, se caso estiver trabalhando síndromes genéticas ou quiser trabalhar. Para essa atividade, os alunos podem ser divididos em duplas ou trios, pois cada um irá confeccionar um par de cromossomo.

 

Sugestão de material para confecção do Cariótipo Gigante: Folhas de EVA coloridas (cor opcional); 3 folhas de isopor grossas; Feltro branco ou TNT branco.

Etapas para montar o Cariótipo:

Passo 1 – Entregar meia folha de EVA da cor que preferir (ou da cor padrão que foi escolhida) para cada dupla ou trio;

Passo 2 – Entregar um modelo de cromossomo diferente para cada dupla, para que possam se basear na figura e desenhar no EVA;

Passo 3 – Unir as três folhas de isopor (duas lado a lado na vertical e outra abaixo dessas, na horizontal) e encapá-las com o feltro branco ou TNT, para que todos os cromossomos possam se encaixar em seus lugares;

Passo 4 – Fazer os grupos de cada cromossomo com EVA preto (desenhar as letras que correspondem aos grupos, os números de cada par de cromossomo e a linha que separa cada grupo);

Passo 5 - Depois que os alunos tiverem terminado de desenhar o par de cromossomos no EVA, começar a fixar cada par em seu respectivo grupo e número.


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